Projeto de Reforço Estrutural

O que é?

Um Projeto com o detalhamento de cálculo e dimensionamento de estruturas em edificações, de acordo com o Projeto e Arquitetura. Para Novas Edificações e Obras de Reforço.

Para que serve?

O cliente garante que sua edificação estará dentro dos padrões normativos, além de obter o máximo em qualidade, segurança e economia.

O cálculo e dimensionamento dependem de uma boa concepção estrutural, com a integração no Projeto dos vários elementos (lajes, vigas, pilares, escadas, etc.), para que transmitam diretamente os esforços às fundações, de forma a evitar elementos com elevada robustez, que ocasionam gastos desnecessários. Além disso, nesta etapa é que são feitas todas as compatibilizações com os elementos de arquitetura, ou seja, altura, vãos livres, vagas de garagem, esquadrias e todas as demais premissas de projeto.

Reforço Estrutural

O Reforço Estrutural é uma intervenção essencial para garantir a saúde de qualquer edificação. Seja um condomínio residencial, edifício comercial, industrial ou hospitalar; este serviço contribui para aumentar a capacidade de resistência do imóvel.

Como qualquer patrimônio, para garantir o bom funcionamento e aparência, algumas medidas preventivas são necessárias. No caso de edificações não é diferente.

O Reforço Estrutural é um serviço realizado com foco na manutenção da fachada predial. Ele tem como objetivo tratar problemas relacionados especificamente à estrutura de concreto que sustenta o imóvel. Sendo assim, é fundamental para garantir a integridade física de todos os usuários do edifício.

Com o tempo e a ação de intempéries, a edificação começa a sofrer com alguns problemas. A deterioração é uma das causas do surgimento de patologias – como trincas, fissuras e rachaduras. O que pode parecer uma adversidade simples, sem o cuidado adequado, pode evoluir para um quadro complexo.

LAUDO DE REFORÇO ESTRUTURAL: UM INVESTIMENTO NECESSÁRIO

A estrutura do imóvel pode ficar extremamente comprometida com a interferência de agentes externos. Veja alguns problemas que o Reforço Estrutural se propõe a tratar:

  • Incapacidade de sustentação da estrutura
  • Deterioração da estrutura
  • Corrosão das armaduras
  • Destacamento da cobertura das armaduras

Os exemplos acima são algumas das patologias que podem desgastar a estrutura de sustentação do edifício. Assim como a infiltração, estes problemas são silenciosos – podendo evoluir de maneira rápida e intensa, de forma a comprometer a segurança dos usuários do prédio. Em casos como este, o Reforço Estrutural se posiciona como uma solução assertiva e eficaz.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS OBJETIVOS

O principal objetivo desta intervenção predial é recuperar as condições originais da estrutura. Ou seja, contribui para melhorar a resistência do edifício – tratando patologias complexas e eliminando o risco de acidentes.

O Reforço Estrutural deve ser realizado em casos de ampliação das áreas da edificação, mas este não é o único caso! Outro cenário possível é em situações de mudança de utilização de espaços já existentes no imóvel. Além disso, também trabalha no tratamento de problemas estruturais.

Para isso, o Reforço Estrutural atua diretamente nos elementos da fundação – como lajes, vigas e pilares. Conheça algumas atividades contempladas no exercício da intervenção:

  • Reforço com chapas de aço
  • Aumento ou realocação da armadura
  • Reforço com fibra de carbono
  • Expansão da área de elementos da fundação

RESUMINDO…

Em outras palavras, deve-se realizar esta intervenção quando:

  1. Houver necessidade de recuperar a funcionalidade padrão do edifício.
  2. For preciso investir na adequação do imóvel a novos parâmetros.

Certifique-se de que a empresa contratada trabalha com profissionais experientes e qualificados para realizar o Reforço do Estrutural. Por se tratar de uma intervenção complexa, deve ser executada por uma equipe de alto nível – com conhecimento técnico e prático. Por isso, se atente à etapa de contratação! Avalie a melhor proposta considerando a qualidade do serviço prestado.

Por que a Focon? 

Possuímos grande experiência na elaboração do Laudo Técnico de Reforço Estrutural e garantimos uma equipe especializada para um projeto de máxima qualidade.

Atendemos a clientes de diversos segmentos. Nossa equipe técnica e experiente atua com seriedade, a fim de oferecer o melhor resultado para os problemas de cada edificação.

O investimento em recuperação de estruturas começa por um Laudo de Qualidade, que eleva a durabilidade do patrimônio e garante maior segurança aos colaboradores da empresa ou aos moradores de um condomínio.

De acordo com a patologia apresentada, a Focon Engenharia elabora o diagnóstico e adota técnicas específicas e adequadas para cada situação.

Solicite um orçamento

Preencha os dados abaixo.
Retornaremos o contato em até 2 horas.

Contatos