Retrofit: Uma Tendência que Gera Grandes Benefícios

Retrofit: Uma Tendência que Gera Grandes Benefícios

Fachada com Retrofit

O Retrofit surgiu como uma forte tendência para recuperar prédios antigos na Europa e hoje ele se tornou uma solução bastante procurada. Então, pense em uma solução para construções sem condições de utilização, abandonadas ou antigas e agora imagine uma reforma sendo feita na qual envolve uma série de ações de modernização e readequação das instalações. Pois bem, esse é o objetivo do Retrofit: ele tem a função de preservar o que há de bom na construção existente e adequá-la às exigências atuais.

Na prática, os profissionais responsáveis por um projeto de Retrofit devem planejar o edifício como qualquer outro, portanto é necessário que o escritório esteja disposto à investir em novas tecnologias, para conseguir um alto nível de entrega.

Conheça os principais objetivos do Retrofit

  • Renovação total ou parcial da fachada do prédio, adequando-se às condições externas ambientais e fazendo uso de materiais de alta qualidade e pintura nova;
  • Renovação das instalações elétricas;
  • Adequação do sistema hidráulico;
  • Repaginação de estruturas e revestimentos (alvenaria, acabamento interno e externo, fundação, etc);
  • Atendimento da legislação vigente: normas de acessibilidade e proteção contra incêndio e outros;
  • Contribui para aumentar a valorização do imóvel;
  • O Retrofit favorece a sustentabilidade pelo reaproveitamento de edificações já existentes, prolongando a sua vida útil.

A Realização do Retrofit e seus benefícios

Primeiramente, para realização do Retrofit, é necessário verificar a sua viabilidade econômica, depois será feito o recálculo de carga térmica, após será feita a elaboração dos estudos preliminares de viabilidade técnica e elaboração do projeto e por fim, avaliação da relação custo-benefício.

Inicialmente, ele pode até parecer um pouco complicado e custoso, porém os benefícios são muitos para quem usa a edificação. Além disso, projetos de Retrofit são cada vez mais frequentes nas grandes cidades, sobretudo por representarem um custo menor do que uma construção a partir do zero, pois através dele, é possível diminuir gastos e o número de manutenções e ainda reduzir a conta de energia com o uso de sistemas que possuam maior eficiência energética. Contudo, como exemplo de transformação das edificações, podemos citar Edifício Joseph Gire, mais conhecido como Edifício A Noite, localizado na praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro.

Etapas do Retrofit

Um projeto de Retrofit possui algumas etapas e precisa ser feito por uma empresa especializada, que estará preocupada em deixar a edificação mais funcional e de acordo com suas necessidades. São elas:

    • Demolição controlada – demolição das paredes e outras edificações menores.

    • Reforço da estrutural – utilização de algumas técnicas para aumentar a capacidade de suporte da estrutura quando necessário.

    • Fechamento – utilização de gesso, drywall ou outros materiais similares.

    • Acabamentos e piso – feito de forma cuidadosa e com materiais sustentáveis.

    • Substituição e modernização das redes elétrica, de telefonia, de dados, hidráulica e do ar condicionado.

    • Fachada – revitalização da aparência externa.

Sobre a Focon

Novas tecnologias e necessidades surgem a todo momento e por isso, a arquitetura precisa sempre se enquadrar à sociedade. Por esse motivo, a Focon Engenharia conta com profissionais especialistas em cada área de uma edificação. Além disso, a Focon investe em tecnologia de ponta como por exemplo, imagens em 360 graus com scanner. Tudo isso para atender o seu projeto com qualidade e excelência, auxiliando os gestores do empreendimento na elaboração do novo projeto.

A Focon já realizou o levantamento de Retrofit para vários clientes, dentre eles estão o Hotel São José, localizado no Centro do Rio de Janeiro e o  Hotel Praia Ipanema. Portanto. entre em contato agora e seja também o nosso cliente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Contatos

Entre em contato conosco e solicite um orçamento