Por que fazer um Laudo Cautelar de Vizinhança?

Por que fazer um Laudo Cautelar de Vizinhança?

Foto do Cury cautelar de vizinhança

Se você vai iniciar uma obra, antes é fundamental a elaborar o Laudo Cautelar de Vizinhança.

Esta é uma atividade pericial obrigatória em todo território nacional, além disso, a execução desse serviço é exigida por duas normas: a ABNT NBR 12.722 (Discriminação de Serviços para Construção de Edifícios) e a ABNT NBR 15.575 (Desempenho das Edificações Habitacionais).

Mas afinal, o que é o Laudo Cautelar de Vizinhança e qual a sua função? Neste artigo a Focon Engenharia vai esclarecer algumas dessas dúvidas para você. 

Função do Laudo Cautelar de Vizinhança

O Laudo Cautelar de Vizinhança se caracteriza como uma medida que objetiva aferir a solidez e o estado de conservação das edificações vizinhas ao empreendimento que será construído ou reformado. A equipe de vistoria realiza a inspeção e registro da situação do imóvel antes do início das obras. Essa medida, garante que o responsável pela obra saiba discernir quais os danos existentes antes da obra daqueles que surgem após o início da construção.

Ao mesmo tempo,  a inspeção garante ao vizinho uma avaliação do estado de seu imóvel, justificando ou não reclamações posteriores de algo que porventura tenha sido provocado pela obra. Assim, essa vistoria pode garantir os direitos e a segurança dos imóveis vizinhos quanto aos possíveis danos que possam acontecer no decorrer das obras.

O procedimento de vistoria cautelar de vizinhança, em sua aplicação prática, determina uma apuração detalhada no imóvel em relação às suas condições estruturais. Durante a inspeção, o profissional registra as fotos de toda área externa (muros, portões, fachadas, calçada, piso e gramado) e área interna (piso, parede e teto de todos os cômodos) dos imóveis, para a elaboração do laudo. Portanto, a Vistoria Cautelar de Vizinhança serve como prova pericial antecipada, para evitar o litígio, além de resguardar o construtor contra indenizações indevidas, garantindo a indenização do vizinho, caso a construção de fato venha a danificar o seu imóvel. Além disso, a vistoria permite uma maior profissionalização daconstrução civil.

As construtoras que contratam a elaboração do Laudo Cautelar de Vizinhança demonstram respeito e preocupação com o bem-estar dos vizinhos. Portanto, essa atividade assegura a reparação dos danos no entorno, caso o laudo técnico comprove a anomalia. 

Sobre a Focon

A Focon Engenharia possui uma Equipe preparada para realizar o mais completo e detalhado Laudo Cautelar de Vizinhança. Caso você esteja em vias de iniciar uma construção, entre em contato conosco e solicite um orçamento. A Focon Engenharia garante a qualidade da sua edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Contatos

Entre em contato conosco e solicite um orçamento