Como funciona o Laudo de Fachada e Vícios Construtivos

Como funciona o Laudo de Fachada e Vícios Construtivos

Laudo de Fachada e Vícios Construtivos

O Que é o Laudo de Fachada e Vícios Construtivos

O Laudo de Fachada e Vícios Construtivos, é um documento que o Engenheiro Civil elabora com o objetivo de relatar as características do imóvel que não atendem às normas de construção estabelecidas. Portanto, através dele é possível verificar se a fachada apresenta defeitos estruturais ou outros vícios que possam comprometer a segurança dos usuários.

O profissional responsável visita o imóvel para constatar o estado das instalações, coletar informações, fazer análise e por fim, ele elabora o Laudo de Fachada e Vícios Construtivos em conformidade com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Portanto, atavés do Laudo é possível identificar as causas desses vícios e recomendar soluções para corrigi-los atavés do Laudo emitido. Além disso, ainda é possível avaliar as condições de conservação e estabelecer as medidas corretivas necessárias.

Normalmente, os vícios construtivos são identificados por análise visual, análise de materiais e ensaios de laboratório, além de outras avaliações técnicas.

Vícios Construtivos Mais Comuns em Fachadas 

– Paredes fora de prumo;

– Trincas, rachaduras ou fissuras;

– Falta de pingadeira, causando presença de mofo, bolor ou musgo;

– Revestimentos inadequados;

– Materiais de construção inadequados.

Os vícios construtivos são considerados um risco na avaliação da edificação. Portanto, é importante que sejam corrigidos para garantir a segurança e a durabilidade da mesma.

Técnicas de Análise Para Vícios Construtivos

Algumas das técnicas utilizadas para a observação de vícios construtivos, incluem:

  • Análise de risco;
  • Inspeção de materiais
  • Inspeção de produtos e testes de qualidade.

A Focon Engenharia faz a inspeção para emissão do Laudo de Fachada, nele é possível identificar vícios construtivos ocultos decorrentes de erros de projeto ou execução (endógenos), falhas humanas (exógenos), agentes externos (naturais), falta de manutenção (falhas) ou desgaste natural da edificação (funcional).  Além disso, a Focon desenvolveu uma metodologia que pode identificar potenciais vícios ocultos na edificação, esses vícios ocultos geralmente equivalem a mais 50% das não conformidades apontadas. Portanto, a descoberta desses potenciais vícios ocultos, pode reduzir o volume de chamados abertos em escala. Além de identificar e minimizar os riscos de ter uma edificação repleta de vícios construtivos, com a solução de Acompanhamento e Validação da Obra em 360° é possível prever possíveis anomalias e patologias construtivas, detectando não conformidades desde a sua primeira inspeção. Desse modo, a engenharia pode atuar previamente, ou seja, antes do problema se concretizar.

Através desse método, é possível garantir que a sua construção cumpra todas as etapas e procedimentos necessários para um bom funcionamento, evitando maiores riscos futuros com os tais “vícios construtivos”.

Para saber mais sobre Acompanhamento e Validação da Obra em 360°, veja o artigo do nosso blog.

Posts Relacionados

Contatos

Entre em contato conosco e solicite um orçamento