Projeto de acessibilidade nas escolas: Entenda a sua importância

Projeto de acessibilidade nas escolas: Entenda a sua importância

Projeto de Acessibilidade

Ter um projeto de acessibilidade nas escolas é fundamental, esse tema tem sido cada vez mais debatido, sendo encarado como uma prioridade ao desenvolver as instalações de uma escola ou reformar instalações antigas. 

O Ministério da Educação (MEC) determina que todas as escolas devem fornecer acessibilidade física às informações, serviços e tecnologia para todos os alunos. Isso inclui transporte escolar, instalações e equipamentos acessíveis, além de disponibilização de materiais e informações em formatos simples aos alunos com deficiência ou outras necessidades especiais. O MEC também determina que todos os materiais, programas e serviços oferecidos pelas escolas devem ser disponibilizados de forma facilitada a todos os alunos.

Um projeto de acessibilidade eficaz também pode ajudar a reduzir a discriminação e o preconceito contra alunos com deficiência, além de ajudar a melhorar a qualidade geral do ensino. Ele também reduz custos de litígios relacionados à acessibilidade, já que a escola se protege melhor da possibilidade de ações judiciais e multas relacionadas à falta de acessibilidade.

A Focon Engenharia elabora Laudos e projetos de acessibilidade com todo o detalhamento necessário para que a escola fique segura de estar cumprindo todas as determinações legais, respeitando seus alunos, pais e funcionários.

Principais pontos a serem observados em um Projeto de Acessibilidade

1. Acessibilidade a entradas, saídas e áreas comuns: Existência de rampas, corrimãos e outras adaptações para que pessoas com mobilidade reduzida possam chegar a todos os espaços da escola. 

2. Acessibilidade ao banheiro: Cabines adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e se há espaço suficiente para o uso de cadeiras de rodas. 

3. Acessibilidade a salas de aula: Existência de espaço suficiente para que alunos e professores com deficiência possam se movimentar livremente dentro da sala. 

4. Acessibilidade ao pátio: Rampas, corrimãos e outras adaptações para que pessoas com mobilidade reduzida possam avançar pelo pátio livremente. 

5. Sinalização, para auxiliar as pessoas com deficiência a localizar as áreas comuns e os banheiros. 

6. Escadas: Verifique se há corrimãos, rampas e outras adaptações para que pessoas com mobilidade reduzida possam subir e descer escadas. 

7. Elevadores, para que pessoas com mobilidade reduzida possam acessar os andares superiores. 

8. Barreiras Arquitetônicas que possam impedir ou dificultar o acesso de alunos com deficiência à escola. 

Além disso, as escolas também devem fornecer recursos de suporte para alunos com deficiência, incluindo assistência técnica, material de apoio didático e orientações sobre direitos e deveres. Isso ajuda a garantir que eles possam desenvolver suas habilidades de maneira adequada e aproveitar ao máximo a experiência escolar. Outra medida importante para assegurar a acessibilidade nas escolas é o treinamento dos professores. É necessário que os profissionais estejam preparados para lidar com alunos com deficiência e oferecer suporte adequado para que eles possam ter sucesso e se desenvolver. 

A acessibilidade nas escolas é um assunto extremamente importante, pois ajuda a garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e possam desfrutar de uma experiência escolar saudável e satisfatória, independentemente de suas habilidades e necessidades. 

Sobre a Focon Engenharia

A FOCON é uma empresa especializada em Engenharia Diagnóstica e Gerenciamento de Obras. Com uma equipe especializada, garante um Projeto  de Acessibilidade de qualidade para a sua instituição. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Contatos

Entre em contato conosco e solicite um orçamento